Ministra da Agricultura anuncia no Fundão aumento de 26% no apoio ao setor apícola

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, anunciou no passado sábado no Fundão, numa intervenção inserida no XXII Fórum Nacional de Apicultura, um aumento em cerca de 26% ao setor. No total, são 22 milhões de euros destinados à apicultura que o Governo prevê investir entre 2023 e 2027.

Desses 22 milhões de euros, dois já foram adiantados durante outubro, revelou a Ministra.


Maria do Céu Antunes referiu que este apoio é dedicado aos movimentos associativos, que neste momento são responsáveis na resolução de alguns problemas do setor, como é o caso da luta contra a vespa velutina, o repovoamento, a transumância, as análises de qualidade do mel, programas de investigação ou assistência técnica aos apicultores.

O Plano Estratégico que a Ministra apresentou prevê ainda um reforço no “ecossistema de investigação em agricultura”, traduzido num investimento de cerca de um milhão de euros que tem como objetivos “a renaturalização dos territórios e a modernização da atividade agrícola”.

Referindo-se à seca no país que foi um dos principais entraves à atividade agrícola, Maria do Céu Antunes revelou que, desde setembro de 2022, o Ministério da Agricultura disponibilizou aos agricultores cerca de 360 milhões de euros em apoios extraordinários.

A governante apresentou ainda, na sua intervenção, os cinco objetivos do seu ministério até 2030, nomeadamente “promover uma maior adesão à dieta mediterrânica” (inclui-se aqui o mel), “aumentar a produção agrícola em pelo menos 15%”, “ter 50% da superfície agrícola útil em modos de produção sustentável”, “instalar 80% dos jovens agricultores em territórios de baixa densidade” e “aumentar em 60% os estímulos à inovação e ao desenvolvimento tecnológico”.

Promovido pela FNAP – Federação Nacional dos Agricultores de Portugal e organizado pela Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento e pelo Município do Fundão, o XXII Fórum Nacional de Apicultura aconteceu no passado dia 4 de novembro, inserido na XX Feira do Mel, que decorreu entre 3 e 5 de novembro no Pavilhão Multiusos do Fundão.