Ferro: Feira da Castanha acontece há 23 anos com “todos os produtos que fazem com que ela se mantenha”

A Feira da Castanha, que decorre na vila do Ferro no próximo domingo, dia 12, realiza-se há 23 anos e, de acordo com Gilberto Melfe, presidente da Junta de Freguesia, é um certame que “tem todos os produtos que faz com que ele se mantenha”, desde produtos agrícolas e hortícolas até ao artesanato.

Em declarações ao programa “Manhãs da RCC”, o autarca revelou que o certame “tem sempre um bom número de pessoas presentes e, todos os anos, aparecem artesões novos, o que permite elevar o nome da feira”.


Com cerca de 40 expositores, a presença de produtos feitos à base de resina é uma das novidades deste ano, para além dos já habituais produtos agrícolas, artesanato e gastronomia regional.

Quanto à produção da castanha, considerada a “rainha do certame”, Gilberto Melfe revelou que houve uma quebra “muito grande” e produção ficou limitada, devido ao incêndio que assolou a freguesia no verão de 2022.

O autarca assegura, no entanto, a qualidade da castanha, à semelhança do que acontece “com todos os produtos da freguesia”, que, de acordo com Gilberto Melfe, são de grande qualidade.

Gilberto Melfe admite que o evento acarreta alguns custos para a Junta de Freguesia, mas afirma não ligar à despesa.  

Para o autarca, o objetivo da Feira da Castanha é que os produtores “consigam promover e escoar os seus produtos”.

As expectativas estão elevadas, frisou o autarca, mostrando-se esperançoso que o evento leve até à freguesia “um grande número de pessoas”.

A Feira da Castanha conta ainda com a “Rota dos Castanheiros”, um percurso com cerca de 10 quilómetros. A atividade tem um custo de 3,50€ com direito a inscrição, reforço e seguro e um valor de 13,50€ que inclui, ainda, almoço. As inscrições são obrigatórias e podem ser efetuadas na sede da Junta de Freguesia do Ferro ou através do número de telefone 275 341 255.