Covilhã: Concentração pela paz no Médio Oriente dia 17 no Pelourinho

Os núcleos locais do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), da União de Sindicatos de Castelo Branco da CGTP- IN (USCB – CGTP.IN) e da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) convocaram uma concentração de apoio e solidariedade com o lema “Pela Paz no Médio Oriente, pelos direitos do povo palestiniano! Fim à agressão a Gaza!”. A concentração está marcada para as 17:00 do dia 17 de novembro na Praça do Município da Covilhã.

Em nota de imprensa, o coletivo reivindica que é “urgente o cessar-fogo imediato e não apenas uma «pausa humanitária»”, referindo-se a uma “brutal e cruel agressão” levada a cabo por Israel há mais de 30 anos, com “bombardeamentos indiscriminados e outros actos de grande violência contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, assim como na Cisjordânia e em Jerusalém Leste, violando inadmissível e impunemente os mais elementares direitos do povo palestiniano”.


No documento, as organizações “consideram que a paz só será possível com justiça para o povo palestiniano, o respeito pelo direito internacional e a concretização de uma solução política através do cumprimento das relevantes resoluções da ONU que determinam a criação de um Estado da Palestina soberano e independente, com as fronteiras de 1967 e Jerusalém Leste como capital, e o direito de regresso dos refugiados palestinianos”.

As organizações defendem também “o fim da política de ocupação e opressão por parte de Israel e o fim do massacre do povo palestiniano”, lê-se ainda no documento.