Investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) estão a desenvolver o projeto GRAPHY, que tem como objetivo “produzir uma nova classe de hidrogéis injetáveis, com potencial para aplicação no tratamento do cancro de mama metastático, e que será avaliado ‘in vitro’”, avança a UBI em comunicado.
O projeto, que é liderado pelo investigador Duarte de Melo Diogo, viu o seu financiamento aprovado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os resultados do projeto poderão ter impacto direto “na comunidade científica, na indústria, na sociedade e, especialmente, na qualidade de vida dos pacientes”, lê-se no texto.
Os investigadores do CICS-UBI (Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI) esperam “abrir um novo caminho no tratamento do cancro da mama e contribuir para a melhoria dos tratamentos disponíveis no mercado”.
O projeto GRAPHY conta com a colaboração de outros grupos de investigação nacionais e internacionais e da indústria farmacêutica.
Para Sílvia Socorro, Vice-Reitora da UBI para a Investigação, “o desenvolvimento de novas terapias e de melhor acesso a todos os cidadãos é um desígnio da maior relevância na investigação em cancro à escala mundial”.