UBI reforça investigação em várias áreas com contratação de novos investigadores

A Universidade da Beira Interior (UBI) reforçou a investigação nas áreas de filosofia, media e jornalismo, saúde e biotecnologia, desenvolvimento de materiais, ambiente e circularidade e análise do impacto das instituições de Ensino Superior nas suas regiões, avança em comunicado.

Este reforço na investigação resulta da contratação de sete investigadores doutorados no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Institucional de 2021 (2.ª edição), promovido pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Estão abrangidas as Unidades de I&D Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, LabCom – Comunicação e Artes, CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, FibEnTech – Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais e C-MAST – Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais, lê-se no comunicado.

Os projetos dos investigadores vão ser apresentados publicamente, pelos próprios, no dia 20 de novembro, segunda-feira, numa sessão integrada no programa da “Semana da Ciência e Tecnologia – Encontro UBI Ciência e Inovação 2023”. Mário Raposo, Reitor da UBI, e Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, estarão presentes na sessão.

No comunicado lê-se ainda que a seleção destes investigadores aconteceu “no decurso da abertura de procedimentos concursais de seleção internacional, que decorreram entre maio de 2022 e julho de 2023”.

Notícia corrigida às 12:15 de 18 de novembro de 2023.