153 anos da Banda da Covilhã: A música como “linguagem da paz, da partilha e da fraternidade”

A Banda da Covilhã celebrou, no passado dia 1 de dezembro, o seu 153.ª aniversário, com o habitual partir do bolo na sua sede, mas este ano as comemorações tiveram a grande novidade da edição do seu primeiro CD, um “sonho ambicionado há muito tempo”, segundo diz Eduardo Cavaco, presidente da associação.

O dirigente contou à Rádio Clube da Covilhã de quão difícil é gravar um CD de uma banda filarmónica mas que, felizmente, a Banda da Covilhã conseguiu esse feito importante como “forma de inscrever na história e deixar na memória a atividade da Banda”.


Eduardo Cavaco destacou a história da Banda da Covilhã, do que ela tem alcançado nos últimos anos e da sua relevância na vida das pessoas. “Andar no mundo da música é não desistir, e é procurar uma linguagem alternativa que é a linguagem da paz, da partilha, da fraternidade”, afirmou.

Ainda no dia de aniversário, a Banda da Covilhã distinguiu Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira, Vereador do Associativismo, Carlos Martins, Presidente da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso e Carlos Almeida, Maestro da Banda da Covilhã com a lira de ouro, e Sofia Cruz, funcionária da coletividade, com lira de prata.

Esta foi uma forma de “distinguir aqueles que ajudam e trabalham com a Banda, reconhecendo o seu valor e a relação que têm tido com a associação Banda da Covilhã”, como disse Eduardo Cavaco