Belmonte aprova maior Orçamento de sempre no valor de 17,1 milhões

A Câmara de Belmonte tem orçamentados 17,1 milhões de euros para 2024. O orçamento foi aprovado com 3 votos a favor e duas abstenções em reunião privada da autarquia, na última quinta-feira.

O orçamento, com “o valor mais alto se sempre” segundo o presidente de Câmara António Dias Rocha, representa um aumento de 2,8 milhões de euros face ao deste ano.


O aumento do valor, segundo o presidente, está relacionado com as candidaturas aos programas comunitários de apoio Portugal 2030 e ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A construção do novo parque industrial, a construção de um espaço de trabalho partilhado, com capacidade para 80 lugares, no edifício do antigo mercado e intervenções para melhorar a eficiência energética nos edifícios municipais e escolas do concelho e ainda o arranjo de estradas e melhorias nos museus levam a maior parte da fatia do orçamento.

O vereador do PSD, José Mariano, disse ter-se abstido porque “esperava mais deste documento”.

O eleito do PCP, Carlos Afonso, reconheceu estarem previstos “investimentos fundamentais”, que o próprio tem defendido, e que “vão permitir fazer alguma coisa de diferente no concelho”, mas criticou ter sido “discutido à última hora” e ser “um projeto do executivo”.