Câmara da Covilhã distribui refeições na consoada e entrega vales solidários a mais de 1300 pessoas

Neste Natal, a Câmara Municipal da Covilhã volta a promover a entrega de Vales Solidários às famílias mais carenciadas do concelho, num apoio que abrangerá 1392 pessoas e que “deverá contribuir para tornar esta quadra festiva mais feliz e solidária”, revela a autarquia em nota de imprensa.

Integrada no programa “Natal com Arte”, a iniciativa consiste na entrega de vales solidários, que deverão ser utilizados na aquisição de bens essenciais em estabelecimentos comerciais locais, “de modo a que estes apoios também possam contribuir para dinamizar a economia local”.


De acordo com o documento enviado à RCC, o município já fez chegar os vales às famílias abrangidas, que foram referenciadas pelas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.

Este ano, foram contemplados 611 agregados com Vales Solidários de Natal, o que abrangerá um total de 1392 pessoas, 294 das quais crianças.

Os vales são distribuídos “de acordo com a constituição de cada agregado familiar e tendo em conta se esses agregados já contam com apoio alimentar de outra instituição”. Nesses casos, o apoio fixa-se em 15 euros para uma pessoa e 25 euros nos agregados com duas ou mais pessoas, avança o município.

Nas famílias que não estão abrangidas pelo apoio alimentar, o vale para uma pessoa tem o valor de 25 euros, passando a 35 euros quando abrange duas a três pessoas e a 45 euros nas famílias com quatro ou mais pessoas.

Para a noite de consoada, está ainda prevista a distribuição de refeições a todos os cidadãos sinalizados pelas Juntas de Freguesia, que estão em condições de isolamento ou solidão nesta data especial, associadas a carência económica.

As refeições, suportadas financeiramente pela autarquia, serão fornecidas por IPSS locais.