Museu do Queijo de Peraboa vai ser requalificado

A Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia de Peraboa, que gere o espaço, concordaram em efetuar uma requalificação do Museu do Queijo daquela aldeia, o que deve ocorrer dentro de sensivelmente três meses, após o período alto de visitação turística, foi explicado na reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã.

Por unanimidade foi aprovada a revogação do contrato de comodato que existe entre a Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia, uma vez que, em termos legais, para que a Câmara lance as obras terá que estar na posse do espaço, foi também explicado durante a reunião.


O objetivo é criar maior atratividade do museu, promovendo a sua modernização e valorização, detalhou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, vincando que se irá promover, também, a ligação ao mundo empresarial.

O autarca vincou que a estratégia definida aquando da criação do Museu precisa de “dar um passo em frente e conceptualizar-se algo diferente”.

José Miguel Oliveira, que detém o pelouro do Turismo, explicou que, em reunião com a Junta de Freguesia, foi consensualizado que as intervenções necessárias irão ocorrer na época em que há menos visitas ao espaço, sendo que a reversão do contrato de comodato, aprovada na sexta-feira, dia 15, entra em vigor dentro de três meses.

Aponta que será feita uma “remodelação e melhoria” dos conteúdos do Museu, para além de se passar a explorar a fileira do queijo de uma forma diferente.

Refere que está previsto “proporcionar aos turistas um conjunto de experiências diferentes”, criando-se “uma rede colaborativa”, com outros espaços do concelho, para, por exemplo, explorar a pastorícia, a degustação, passando por visitas a queijarias industriais ou artesanais.

O autarca frisa que esta intervenção, a par de outros projetos que estão a acontecer no concelho têm o objetivo de aumentar a estadia dos turistas ou deixar a ideia clara que “sempre que voltam têm algo diferente a explorar”.

Afirma que se pretende um espaço “moderno, com experiências sensoriais muito interessantes”, descrevendo que vai ser “um museu diferenciador no panorama da região e até mesmo a nível nacional”.