Penamacor viu aprovada a candidatura aos Condomínios de Aldeia, programa da Direção Geral do Território, que consiste na reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas, tendo sido disponibilizados 90 mil euros para a realização deste programa.
A informação foi revelada pelo Presidente da Câmara Municipal, António Luís Beites, na reunião pública do executivo que decorreu na passada sexta-feira, dia 24.
O autarca avançou que a freguesia a ter este apoio é Meimão, com 90 mil euros disponíveis para o programa a realizar em prestação de serviços, verba a dividir com Malcata, no Sabugal. Isto significa que “os proprietários que tiverem interesse em reconverter a área florestal anexa à freguesia para terreno agrícola”, podem fazê-lo com este programa.
A reconversão do espaço pode ser efetuada através de promotores privados e deverá ser agilizada a partir de 2024, como informou o autarca.
O Programa Condomínios de Aldeia “tem como objetivo dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta. O Programa apoia um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais”, lê-se no site da Direção Geral do Território.