Covilhã: Regulamento de apoio ao associativismo validou 192 candidaturas aos apoios municipais

A Câmara da Covilhã recebeu 192 candidaturas, provenientes de 109 associações, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo, revelou José Miguel Oliveira, vereador que detém este pelouro na Câmara Municipal da Covilhã, durante a reunião publica do executivo, detalhando que o processo finalizou no dia 30 de novembro.

Recordar que o município disponibiliza uma verba global de 360 mil euros, mais 40 mil que no ano passado, distribuída por três linhas de apoio.


O vereador deu conta que na linha de apoio à Atividade Regular, que tem uma dotação de 240 mil euros, foram recebidas 97 candidaturas das coletividades do concelho. À linha de apoio ao Investimento e Aquisição de Equipamentos, dotada com 120 mil euros, foram recebidas 79.

À linha de apoio à Atividade Pontual Supraconcelhia, até ao momento, foram recebidas 16 candidaturas.

O vereador detalhou que estes são os dados finais, findo que está todo o processo de regularização documental, sublinhando que a linha que tem maior procura é a de Apoio à Aquisição de Equipamentos, mais 12 candidaturas que no ano passado, sugerindo que no próximo ano poderá ser negociado, com o movimento associativo, o reforço desta linha em detrimento da atividade regular.

José Miguel Oliveira sublinhou, ainda, que há mais três associações a concorrer aos apoios em relação ao ano passado.

Apontou também que para além deste apoio há mais 10 associações que têm contrato de desenvolvimento desportivo, ou cultural, pela sua natureza e pela profissionalização dos projetos que desenvolvem.

José Miguel Oliveira sublinha que entre as várias linhas de apoio e contratos de desenvolvimento desportivo e cultural o município apoia, anualmente, o movimento associativo com cerca de 1 milhão de euros.

Em nota de imprensa o município sublinha “que os números respeitantes às candidaturas demonstram a importância e o papel preponderante que o Regulamento de Apoio ao Associativismo veio desempenhar na dinâmica associativa”.

Trata-se de “um instrumento fundamental para as associações do concelho, uma vez que lhes permite delinear e executar o seu plano de atividades, associado à capacidade e contributo dos seus dirigentes, que empenhadamente constroem um conjunto de atividades desportivas e culturais de e para o concelho da Covilhã”.

Entre 2019 e 2023 foram apresentadas 442 candidaturas no âmbito da Atividade Regular, 332 candidaturas ao Investimento e Aquisição de Equipamentos e 105 candidaturas à Atividade Pontual de caráter supraconcelhio.

Os resultados das candidaturas devem ser conhecidos em janeiro de 2024.