Plano Municipal de Ação Climática da Covilhã em consulta pública até dia 26

O Plano Municipal de Ação Climática da Covilhã, elaborado pela equipa interna de Planeamento da Câmara Municipal e técnicos da Ecosativa, está disponível no Geoportal do Município, decorrendo a fase de consulta pública até dia 26 de dezembro.

Em sessão pública de esclarecimento sobre o documento, que decorreu na última sexta-feira, José Armando Serra dos Reis, explica que neste conjunto de documentos estão espelhadas as ações e iniciativas que os serviços municipais podem realizar, e ao mesmo tempo sensibilizar outras instituições para também seguirem o exemplo, com o principal objetivo de “diminuir a pegada carbónica no planeta”, considerando que nesta matéria a atual situação “é preocupante”.


Joana Veríssimo, técnica da Ecosativa, sublinha que o plano foi elaborado tendo como ponto de partida a Lei de Bases do Clima, estudando a situação especifica do concelho da Covilhã e contém medidas concretas de adaptação global e efetiva às alterações que se preveem.

Segundo revela foram criados mapas com previsão dos cenários a ocorrer em 2050, se nada for feito, face à concentração de gases com efeitos de estufa.

Será espectável que a temperatura máxima, média e mínima aumente, que haja mais ondas de calor, com mais dias de temperatura de verão, mesmo que não se esteja nesta estação, mais dias com noites tropicais e uma diminuição da precipitação média, embora esta seja concentrada em menos dias e por isso muito intensa.

Um cenário que prevê aumento das secas, e ao mesmo tempo aumento da precipitação excessiva em alguns dias, realçou.

O plano prevê medidas com objetivos de garantir a segurança hídrica; garantir condições mínimas de habitação; assegurar a saúde pública; proteger e conservar o património natural e paisagístico; valorizar os setores agrícola e florestal; promover a adaptação do turismo; garantir a segurança pública e a prevenção de acidentes; garantir a segurança alimentar; promover a eficiência energética e o autoconsumo; reduzir a emissão de GEE e garantir o conforto bioclimático dos espaços públicos.

Específica que foram identificadas 10 áreas de intervenção prioritária, nomeadamente, recursos hídricos, de forma a responder aos ciclos de défice hídrico e prevenir episódios associados ao excesso de precipitação. A habitação com a identificação de situações de carência habitacional e implementação de medidas de melhoria das condições e de acompanhamento social.

Na saúde pública com reforço dos meios de saúde pública e de monitorização alergológica e epidemiológica.

Prevê-se ainda ações no campo dos ecossistemas, habitas e biodiversidade; setor agrícola e florestal; proteção civil e prevenção de acidentes; segurança alimentar; política energética; monitorização do clima e comunicação e sensibilização.

Com 38 medidas no total, 15 serão em infraestruturas verdes, isto é, relacionadas com o património natural, e nove em infraestruturas cinzentas, relacionadas com o meio urbano e 14 em casos que não se enquadram nas anteriores.

Nas infraestruturas verdes, entre outras medidas o plano aponta para a densificação da vegetação urbana, em espaços públicos e privados; promoção da infiltração de água no solo; avaliação da conversão de áreas urbanas em leito de cheia; promoção de mosaicos florestais; promoção de agricultura multifuncional; promoção de métodos locais de captação de água; promoção de espécies vegetais autóctones; revalorização dos ecossistemas ripícolas; proteção de habitats prioritários; revegetação e estabilização de taludes e a promoção de métodos de prevenção da erosão na agricultura.

No caso das medidas em infraestruturas cinzentas, constam no plano medidas como a promoção de sistemas alternativos de abastecimento de água; melhoria da eficiência dos sistemas de abastecimento de água; eliminação de tráfego em áreas determinadas; criação de bolsas de estacionamento exteriores aos centros históricos; expansão da mobilidade pedonal em meios mecânicos; criação de acessos pedonais e rodoviários alternativos em meio urbano; aumento da compacidade urbana; consolidação das acessibilidades às freguesias mais periféricas e despovoadas e a promoção de coberturas verdes e paredes vegetadas em edifícios.

O plano prevê ainda a realização de campanhas de sensibilização e promoção da eficiência energética.

A versão final do plano, após o período de consulta pública e aprovação pela autarquia e demais entidades, será também articulada com o Plano Diretor Municipal, cuja revisão está em curso.