Fundão: Cineclube Gardunha apresenta programação para janeiro

O Cineclube Gardunha realiza, durante o mês de janeiro, as habituais sessões de exibição de filmes, que terão lugares nos dias 16, 23 e 30, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.

Dia 16, às 21:30, terá lugar uma sessão dupla, com a exibição dos filmes Dog Face e Folhas Caídas. Dog Face é um dos filmes do ciclo que a Cinemateca Portuguesa realizou em dezembro passado, com a colaboração do realizador Andy Rector.


“Filme de guerra com apenas 28 minutos, é uma das obras de máximas Samuel Fuller. Folhas Caídas é um filme do finlandês Aki Kaurismäki, que foi amigo de Fuller. Com a guerra da Ucrânia em pano de fundo é uma história de amor entre dois trabalhadores solitários que apesar dos obstáculos vão tentar reencontrar-se”, pode ler-se em nota de imprensa.

É considerado “um dos filmes mais badalados do último Festival de Cannes”.

A 23 de janeiro, às 21:30, irá acontecer o regresso aos filmes de Wim Wenders. Dias Perfeitos será o filme em exibição. Passado em Tóquio, “onde Wenders certo dia homenageou o seu cineasta favorito, Yasugiro Ozu”, com o Tokyo-Gai, é “um delicado conto sobre a solidão, o passado e a necessidade do Outro”, com uma banda sonora onde se destaca a música de Lou Reed.

O mês encerra com cinema português. Será exibido, dia 30, às 21:30, o documentário “Viagem ao Sol”, realizado por Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer.

Tem, como refere a sinopse, “por base unicamente imagens de arquivo e testemunhos de antigas crianças austríacas enviadas no pós-guerra para Portugal, país neutral durante a 2ª Guerra Mundial, estabelecendo múltiplas ressonâncias com a Europa atual”.

O filme é considerado “uma reflexão sobre crianças em situação de conflito e pós-conflito”.

Os realizadores estarão presentes para conversarem com os espectadores.

A entrada é livre, mas é necessário efetuar reserva. através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.