“Natal com Arte” encerra hoje com um balanço muito positivo

A edição 2023 do “Natal com Arte”, programa promovido pela Câmara Municipal da Covilhã para assinalar a quadra de Natal, termina hoje com o segundo dia da iniciativa “A Montanha desce à Cidade com os Reis” e tem um balanço muito positivo, avança Regina Gouveia.

A vereadora com o pelouro da cultura na autarquia, disse, em declarações à RCC, que o programa teve “muito envolvimento de pessoas, entidades e comunidade” e é isso que a autarquia pretende para este cartaz.


“Tivemos o envolvimento das escolas, que estiveram em diferentes espaços e momentos, envolvimento de empresas, da comunidade e é muito importante sentir que o programa é cada vez mais importante para todos, que há uma consolidação que tem a ver com uma aceitação crescente, o que nos faz querer continuar a trabalhar o programa, colocando sempre algo de novo”, disse.

Uma das novidades deste ano foi o circuito de gelo, “que se revelou um sucesso”. A autarca avança que teve mais de 6 mil entradas pagas, para além da participação de inúmeras escolas e grupos de tempos livres por convite, recordando que a verba aqui angariada é para os Bombeiros Voluntários da Covilhã, apontando o cariz solidário que está sempre presente nesta iniciativa.

Nesta área aponta outras iniciativas como a “neste Natal adote uma árvore”, em que se trocam bens alimentares por azevinho, e a recolha de brinquedos que decorreu no Mercadinho de Natal, em que os visitantes mostraram ser generosos.

Esta última ação do programa tem também “um espírito muito especial”, disse a autarca, salientando que aqueles que sempre viveram na cidade gostam de conhecer as tradições que as aldeias apresentam na Praça do Município e outros, que já conhecem, aproveitam para relembrar.

A vereadora falava à margem da iniciativa “A Montanha desce à Cidade com os Reis”, que decorre até às 18:00 na Praça do Município, com um mercadinho dinamizado pelas aldeias de montanha do concelho em que apresentam as suas tradições e a sua gastronomia. Estava prevista a participação de diversos grupos ao longo do fim de semana, mas as atuações musicais foram canceladas por respeito às cerimónias fúnebres de José Mendes, presidente do Sporting Clube da Covilhã, que decorreram na Igreja da Misericórdia.