Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, decretou domingo, dia do funeral de José Mendes, presidente do Sporting da Covilhã que ontem faleceu, dia de Luto Municipal, colocando a bandeira do município a meia haste, destaca a CMC, dando nota que manifesta “o seu profundo pesar pelo falecimento” do dirigente.
No documento recorda o percurso de José Mendes no clube e realça que em 2019 lhe atribuiu a “Medalha de Mérito Municipal, reconhecendo o seu papel no desenvolvimento e afirmação do Clube e o seu contributo para levar mais longe o nome da cidade”.
“Neste momento de profunda consternação, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, endereça, em nome Município, as mais sentidas condolências à família e amigos de José Mendes, bem como aos restantes elementos da Direção, atletas, sócios e simpatizantes do Sporting Clube da Covilhã”, conclui a nota de pesar.
No mundo do futebol, a Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes e Associação de Futebol de Castelo Branco decretaram um minuto de silêncio, nas respetivas competições, em memória de José Mendes.
“A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de José Mendes, presidente do Covilhã. Uma figura incontornável da Beira Baixa e da cidade da Covilhã, liderou incansavelmente os “Leões da Serra” durante quase duas décadas. Foi também membro da Direção da Liga Portugal. À família enlutada, aos adeptos em geral e covilhanenses em particular, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências”, lê-se no site da Liga Portugal.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, escreve no site oficial da FPF que “foi com profunda consternação que tomei conhecimento da morte de José Mendes, presidente do Covilhã e figura marcante do clube e do futebol português. Nos últimos 20 anos, José Mendes liderou com carisma e dedicação um clube que é uma bandeira da região e um baluarte do futebol português. José Mendes foi um verdadeiro leão da Serra e deixa o futebol e o dirigismo mais pobres. Aos seus familiares e amigos, dirijo os meus sinceros sentimentos. Ao Covilhã, fica o meu pesar e a convicção de que saberá honrar o legado do seu digno presidente”.
A União de Freguesias da Covilhã e Canhoso também emitiu nota em que, publicamente, “manifesta o mais profundo pesar pela morte de José Mendes”. “Endereçamos à Família e aos Amigos as mais sinceras e sentidas condolências, próprias destes momentos de tristeza, realçando as virtudes profissionais, humanas e sociais, manifestadas ao longo de toda a vida, na sua participação cívica, nomeadamente como Presidente da direção do Sporting Clube da Covilhã, função que desempenhou com toda a dedicação, ao longo dos últimos 20 anos” está descrito.
Outras juntas de freguesia da região e clubes da região e de norte a sul do país lamentam a perda de José Mendes sublinhando que o futebol, e o desporto em geral, ficaram mais pobres.
O velório de José Mendes realiza-se hoje, a partir das 19:00, na Igreja da Misericórdia da Covilhã.
O funeral tem lugar no domingo, dia 7, na Igreja da Misericórdia da Covilhã, pelas 12:00 seguindo para o Crematório de Castelo Branco.