Autarquia, juntas, clubes, FPF e Liga. Multiplicam-se votos de pesar pela morte de José Mendes

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, decretou domingo, dia do funeral de José Mendes, presidente do Sporting da Covilhã que ontem faleceu, dia de Luto Municipal, colocando a bandeira do município a meia haste, destaca a CMC, dando nota que manifesta “o seu profundo pesar pelo falecimento” do dirigente.

No documento recorda o percurso de José Mendes no clube e realça que em 2019 lhe atribuiu a “Medalha de Mérito Municipal, reconhecendo o seu papel no desenvolvimento e afirmação do Clube e o seu contributo para levar mais longe o nome da cidade”.


“Neste momento de profunda consternação, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, endereça, em nome Município, as mais sentidas condolências à família e amigos de José Mendes, bem como aos restantes elementos da Direção, atletas, sócios e simpatizantes do Sporting Clube da Covilhã”, conclui a nota de pesar.

No mundo do futebol, a Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes e Associação de Futebol de Castelo Branco decretaram um minuto de silêncio, nas respetivas competições, em memória de José Mendes.

“A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de José Mendes, presidente do Covilhã. Uma figura incontornável da Beira Baixa e da cidade da Covilhã, liderou incansavelmente os “Leões da Serra” durante quase duas décadas. Foi também membro da Direção da Liga Portugal. À família enlutada, aos adeptos em geral e covilhanenses em particular, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências”, lê-se no site da Liga Portugal.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, escreve no site oficial da FPF que “foi com profunda consternação que tomei conhecimento da morte de José Mendes, presidente do Covilhã e figura marcante do clube e do futebol português. Nos últimos 20 anos, José Mendes liderou com carisma e dedicação um clube que é uma bandeira da região e um baluarte do futebol português. José Mendes foi um verdadeiro leão da Serra e deixa o futebol e o dirigismo mais pobres. Aos seus familiares e amigos, dirijo os meus sinceros sentimentos. Ao Covilhã, fica o meu pesar e a convicção de que saberá honrar o legado do seu digno presidente”.

A União de Freguesias da Covilhã e Canhoso também emitiu nota em que, publicamente, “manifesta o mais profundo pesar pela morte de José Mendes”. “Endereçamos à Família e aos Amigos as mais sinceras e sentidas condolências, próprias destes momentos de tristeza, realçando as virtudes profissionais, humanas e sociais, manifestadas ao longo de toda a vida, na sua participação cívica, nomeadamente como Presidente da direção do Sporting Clube da Covilhã, função que desempenhou com toda a dedicação, ao longo dos últimos 20 anos” está descrito.

Outras juntas de freguesia da região e clubes da região e de norte a sul do país lamentam a perda de José Mendes sublinhando que o futebol, e o desporto em geral, ficaram mais pobres.

O velório de José Mendes realiza-se hoje, a partir das 19:00, na Igreja da Misericórdia da Covilhã.

O funeral tem lugar no domingo, dia 7, na Igreja da Misericórdia da Covilhã, pelas 12:00 seguindo para o Crematório de Castelo Branco.