Beira Interior sob aviso amarelo devido ao mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Beira Interior sob aviso amarelo, entre as 03:00 desta madrugada e as 15:00 de amanhã, dia 15, devido a chuva forte acompanhada de trovoada.

Esta semana, prevê-se um aumento das temperaturas, com os termómetros a rondar os 18º de máxima e 10º de mínima na região da Cova da Beira.


Para a Serra da Estrela, não está prevista queda de neve, sendo que as temperaturas vão subir, também, ligeiramente, com valores entre os 3º e os 7º.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos “pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações”.

De acordo com a mesma fonte, as medidas passam por “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; adotar uma condução defensiva, tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e não atravessar zonas inundadas”.