Câmara da Covilhã constitui Núcleo Local de Garantia para a Infância

Foi constituído, no passado dia 23, o Núcleo Local de Garantia para a Infância da Covilhã, revelou Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da ação social na Câmara Municipal, na última reunião pública do executivo.

O protocolo de parceria foi assinado entre o Núcleo Nacional e a autarquia, tendo sido homologado pela ministra do trabalho, solidariedade e segurança social, Ana Mendes Godinho. A cerimónia contou com a presença da Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância.


Segundo explicou Regina Gouveia, o núcleo visa “reduzir a pobreza infantil, em Portugal, até 2030”.

“O núcleo está enquadrado numa resolução do Conselho de Ministros e pretende capitalizar as estratégias existentes a nível nacional e local, envolver entidades com competências para a infância e juventude, promover a garantia para a infância e transparência e participar a nível local”, disse a autarca.

Os Núcleos Locais da Garantia para a Infância estão, especialmente, dirigidos às problemáticas e necessidades das crianças, jovens e suas famílias, que se encontram em situação de pobreza ou exclusão social.

“Era algo que competia ao município criar e implementar e, assim, estamos apostados em corresponder ao desiderato, uma vez que ele é fundamental ao nível da educação”, frisou.

Tomaram posse, no dia 23, representantes da Câmara Municipal da Covilhã, ACES Cova da Beira, APPACDM Covilhã, Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), Centro de Repostas Integradas, CPCJ, Coolabora, Mutualista Covilhanense, Centro Social Jesus Maria José, Segurança Social, Ministério da Educação e ainda um representante de pais, que está por designar pelo Conselho Municipal de Educação.

“Não por determinação governamental, mas por opção municipal”, a autarquia irá constituir, também, o Núcleo Local de Garantia para Idosos, revelou ainda Regina Gouveia.

“Entendemos que não devíamos constituir um núcleo para crianças sem constituir um núcleo para pessoas idosas”, concluiu a autarca.