Legislativas: Nuno Fazenda lidera “com honra” lista do PS para “defender a região”

“Defender a região” é o principal objetivo do covilhanense Nuno Fazenda, que lidera a lista do PS pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, revela a Federação Distrital do partido em nota de imprensa.

“É com honra e gratidão que assumo a responsabilidade maior de liderar a lista do PS pelo círculo eleitoral de Castelo Branco. É uma equipa de dará toda a sua energia para continuarmos, juntos, a defender a nossa região, as nossas gentes e um Portugal inteiro”, pode ler-se no documento.


O Partido Socialista entregou ontem, dia 29, a lista dos candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, para as eleições legislavas do próximo dia 10 de março.

A lista tem como mandatário Vítor Pereira, presidente da Federação Política Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista e, também, presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

Para Vítor Pereira, esta “é uma lista forte, com bons candidatos, conhecedores dos desafios nacionais e do território e de diferentes gerações, liderada por alguém que é do nosso distrito, altamente qualificado e com trabalho reconhecido no país e na região”.

Nuno Fazenda, natural da Covilhã, atual Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e deputado eleito nas duas últimas eleições legislativas (2019 e 2022) é o cabeça de lista do Partido Socialista, seguindo-se como candidatos efetivos Patrícia Caixinha (socióloga e dirigente sindical), Tiago Soares Monteiro (natural do Fundão, Jurista) e Paula Reis (natural de Castelo Branco, Técnica superior), estes últimos a exercerem as funções de deputados à Assembleia da República pelo distrito. A lista integra, também, José Ferreira (natural da Sertã, deputado na AR e professor universitário), Elza Gonçalves (Idanha-a-Nova, Técnica Superior na administração pública), Joana Sardinha (Covilhã, socióloga) e Paulo Monteiro (Belmonte, empresário).

Trabalhou na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, entre 2001 e 2014, no Porto. Neste âmbito, foi perito-coordenador do Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo na Região do Norte e coordenador do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro. Foi diretor no Turismo de Portugal (2014-2019), tendo sido responsável pelas áreas de desenvolvimento regional, de gestão de programas europeus e também pela coordenação da Estratégia Nacional de Turismo vigente – Estratégia Turismo 2027.

Foi deputado eleito em 2019 pelo distrito de Castelo Branco à Assembleia da República, designadamente na XIV legislatura, tendo integrado as Comissões Parlamentares de Economia, Inovação, Obras públicas e Habitação; a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social; e a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, tendo sido o coordenador do Grupo Parlamentar do Partido Socialista nesta Comissão.

Reeleito em 2022 deputado para a atual legislatura, tendo assumido as funções de Presidente da Sub-Comissão parlamentar para o acompanhamento dos fundos europeus e do PRR.

Foi ainda professor da Universidade Católica Portuguesa durante mais de uma década.

Atualmente, é Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.