Castelo Novo: Casa do Guarda vai ser reabilitada para criar Centro Interpretativo

A Casa do Guarda, em Castelo Novo, vai ser reabilitada para dar lugar a um Centro Interpretativo.

O anúncio foi feito na reunião publica da Câmara Municipal do Fundão, em que, por unanimidade, foi aprovada a minuta do contrato-programa a celebrar entre a CMF e a Junta de Freguesia, que representa um apoio de 25 mil euros para esse fim.


O imóvel já tinha sido cedido pelo ICNF à Junta de Freguesia de Castelo Novo, em 2023, depois da junta ter apresentado o projeto de requalificação que teve aprovação pelo ICNF no ano passado. É a Junta de Castelo Novo que agora irá promover a requalificação.

“O programa de reabilitação orienta-se para um espaço que promove os valores naturais naquela encosta da Serra da Gardunha, tão relevante e que expressa a nossa paisagem”, detalhou Paulo Fernandes.

Trata-se de transformar o espaço, que foi devastado pelas chamas no incêndio de 2017, num Centro Interpretativo que terá uma “vocação comunitária associada, com cozinha comunitária e disponível para realizar eventos todo o ano”, vincou o vereador Miguel Gavinhos.

Frisa que o espaço terá conteúdos ligados à Serra da Gardunha e ao ambiente, sendo uns com componente multimédia e outros mais estáticos, que serão também construídos em parceria com o município.

Na reunião foi também aprovada a minuta de contrato-programa a celebrar entre o Município do Fundão e a Junta de Freguesia do Telhado, no valor de 7.500 euros, para obras de melhoramento na Rua da Escola.