CDU considera inaceitável abate de plátanos em Unhais da Serra e vai apresentar queixa

Face ao que considera ser um “ato completamente inaceitável”, a CDU vai apresentar queixa às instâncias próprias do abate de plátanos saudáveis na Avenida das Termas em Unhais da Serra.

Em nota de imprensa dá conta que o candidato da CDU às próximas legislativas, Jorge Fael, acompanhado pelo presidente da mesa da Assembleia de Freguesia de Unhais da Serra, António Quintela, eleito da CDU, esteve hoje, dia 21, em Unhais da Serra, onde verificou “o abate e a poda de mais de duas dezenas de plátanos, a maior parte deles centenários, inserida numa denominada operação de «requalificação ambiental» desta avenida, promovida pela Câmara Municipal da Covilhã”.


“Estranha operação esta que procede ao abate de dezenas de árvores saudáveis e a transformação de parte do que restou dos troncos em “floreiras””, descreve a nota.

Vinca que o que a “CDU testemunhou é um ato completamente inaceitável, levado a cabo sem qualquer informação, justificação e explicação à população, com consequências ambientais consideráveis, restando saber com que fundamento e se foi ou não autorizado, em Pleno Parque Natural da Serra da Estrela”.

Avança que irá procederá à “denúncia do abate de árvores às diversas instâncias, nomeadamente, ICNF, Ministério do Ambiente e SEPNA, e irá solicitar à Câmara Municipal e Junta de Freguesia as devidas e cabais explicações”.

A CDU alerta, ainda, para “o risco que correm os plátanos que escaparam”.