Cortes do Meio: Asfaltamento do estradão florestal até às Penhas da Saúde é a “grande prioridade”

A freguesia de Cortes do Meio celebrou, este fim de semana, 165 anos, com um programa que pretendeu ir “ao encontro da família cortense”.

Em declarações à RCC, Jorge Viegas, presidente da autarquia local, revelou que a grande prioridade da Junta de Freguesia, neste momento, é o asfaltamento do estradão florestal entre Cortes do Meio e as Penhas da Saúde (EM508 – EN339).


Jorge Viegas salientou o trabalho que já foi feito na localidade nos últimos tempos, frisando, no entanto, a importância desta estrada naquilo que é o desenvolvimento de uma freguesia rural.

“Já fizemos um trabalho muito importante, que deu frutos ao nível do investimento privado, nomeadamente no âmbito do turismo, mas esta estrada faria todo o sentido para consolidar este trabalho que fomos desenvolvendo. Estamos no Interior do Interior, não temos a possibilidade criar grandes indústrias e criar muitos postos de trabalho diretos para a indústria, por isso, cabe-nos trabalhar com aquele que é o nosso maior recurso: o nosso vale e a ribeira”, explicou o autarca.

Recorde-se que, em novembro, tinha sido lançada uma petição, destinada à Câmara Municipal da Covilhã, pelo asfaltamento da estrada, que, com cerca de 10 quilómetros, é considerada “a melhor solução para aliviar o tráfego na cidade da Covilhã para todos aqueles que pretendem visitar o maciço central da Serra da Estrela”.

Jorge Viegas explicou que o objetivo da criação da petição foi “perceber se existe uma vontade coletiva e, acima de tudo, chamar a atenção para a necessidade deste investimento, que será apresentado à Câmara Municipal e, eventualmente, à Assembleia Municipal.

“É um investimento que já foi prometido pelo presidente da câmara e acho que faz todo o sentido que seja executado ainda neste mandato. Estamos a trabalhar para isso, uma vez que é uma obra que não está ao alcance da Junta de Freguesia, porque se estivesse, certamente já estaria concluída”, concluiu.

A requalificação do Campo do Louseiro, um projeto do PDR 2020, é outro dos objetivos do executivo, que está agora em processo de contratação pública. O campo de jogos, junto à escola da floresta, que foi inaugurada há precisamente um ano, é, também, para ser requalificado.

Segundo explicou o autarca, são dois projetos que deverão ficar concluídos ainda em 2024.

Em declarações à RCC, Jorge Viegas revelou ainda que a caminhada “Rota das Pontes”, uma das atividades do programa de aniversário, contou com a participação de cerca de 240 pessoas, foi “um sucesso” e “uma oportunidade de divulgar a localidade”.

“Superou todas as nossas expectativas e o feedback que temos é que correu muito bem. Temos a arte de bem receber e uma paisagem maravilhosa que deslumbra todos os que nos visitam”, frisou.

Outra das iniciativas integrada nas comemorações da freguesia foi a organização do “Jantar da Amizade”, que contou com a presença de 350 pessoas e visou “estreitar laços com a comunidade”.