Em dia de aniversário, garantidos 1,9 milhões de euros para requalificar Escola Campos Melo

A garantia de financiamento para as obras de requalificação, reclamadas desde 2011, foi a melhor prenda para assinalar os 140 anos da Escola Secundária Campos Melo, a antiga Escola Industrial da Covilhã.

O Ministro da Educação, João Costa, esteve presente na cerimónia, que decorreu esta sexta-feira, e à entrada para a sessão garantiu aos jornalistas que a obra tem financiamento do Plano de Recuperaçaão e Resiliência (PRR).


João Costa considerou o trabalho desenvolvido pela escola de “admirável” e vincou que “basta olhar para ver que precisa de intervenção”.

Avança que, graças ao acordo com a Associação Nacional de Municípios, a escola foi identificada como prioritária, sendo “uma das primeiras a ser intervencionada” com o financiamento do PRR, que prevê a requalificação de 451 escolas. O financiamento para a obra será de 100%, a transferir para o município, que é quem irá realizar a candidatura e seguir os tramites normais nestes projetos.

Uma obra “há muito aguardada”, recordou a diretora Isabel Fael aos jornalistas. No seu discurso, durante a sessão evocativa do aniversário, sublinhou que a obra foi prometida na quarta fase do Parque Escolar, em 2011, e sucessivamente adiada.

Realça que se trata de um edifício antigo, em que é preciso melhorar as condições interiores, principalmente ao nível dos pavimentos, tetos e acessibilidades.

Recorda que o edifício existe desde 1912, foi remodelado em 1955, tem tido obras de manutenção, “mas precisa de obras de fundo”, disse.

Uma reivindicação antiga e justa, considerou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, detalhando que a candidatura ao PRR já foi submetida, será apreciada durante o primeiro trimestre do ano e seguirá depois para concurso. Tem um orçamento de 1,9 milhões de euros, assumindo o “compromisso” de a realizar.

“A estimativa aponta para 1,9 milhões de euros. É um investimento e vamos fazê-lo. Aqui está o compromisso”, disse.

Uma obra na sequência da aposta que o município tem feito na requalificação do parque escolar do concelho, vincou também Vítor Pereira.