Fundão: Concerto “Poemas” homenageia Eugénio de Andrade

Inserido nas comemorações do Centenário de Eugénio de Andrade, irá ter lugar dia 20, às 15:30, no Octógono, no Fundão, o concerto “Poemas”, protagonizado pelo Coro Misto da Beira Interior e pelo Coro Infantil da Beira Interior, com direção de Luís Cipriano.

Este concerto é baseado em poemas de Eugénio de Andrade e irá assinalar a data de aniversário do poeta, revela a autarquia em nota de imprensa.


Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923, na Póvoa de Atalaia, concelho do Fundão. Em 1932, acompanha a mãe para Castelo Branco e, um ano mais tarde, para Lisboa.

“Traduzido em cerca de 20 línguas, a poesia de Eugénio de Andrade tem sido estudada e comentada por grandes vultos da literatura e língua portuguesa e suscitado interesse de diversos músicos”, pode ler-se no documento.

Na sua aldeia, Póvoa de Atalaia, na antiga escola primária, nasceu a Casa da Poesia, um espaço interpretativo “dedicado à vida e obra do poeta, cujo espólio representa o percurso biográfico e a obra literária de Eugénio de Andrade, utilizando textos, imagens, objetos e vídeos”.

A entrada será gratuita, mas sujeita a reserva obrigatória de lugar. A reserva de bilhete pode ser realizada através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.