Legislativas 2024: Foram entregues 14 candidaturas pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco

Pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco foram entregues, até às 18:00 de dia 29, tal como determina a lei eleitoral, 14 candidaturas.

No dia 30 foi feito o sorteio das listas para lhes atribuir uma ordem no boletim de voto. Há, ainda, prazo dois dias para ser confirmada a autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos, o que termina amanhã.


Pela ordem do sorteio realizada no Tribunal da Comarca, no boletim de voto vão aparecer em primeiro lugar o partido Reagir Incluir Reciclar (RIR), seguindo-se o Livre (L), a Aliança Democrática (AD), o Chega (CH), a Iniciativa Liberal (IL), a Nova Direita (ND), o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), o Partido Socialista (PS), a Alternativa Democrática Nacional (ADN), o Volt Portugal (VP), o Ergue-te (E), a Coligação Democrática Unitária (CDU), o Bloco de Esquerda (BE) e o Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

O mapa com a distribuição dos 230 deputados pelos 22 círculos eleitorais, com base no número de eleitores, já foi publicado e inclui uma mudança em relação às anteriores legislativas: o círculo de Setúbal vai eleger mais um deputado e o de Viana do Castelo menos um.

O Círculo Eleitoral de Castelo Branco vai eleger quatro deputados. Ainda de acordo com este documento estão registados neste círculo eleitoral 163 613 eleitores, menos 2.694 do que em 2022, quando no mapa constavam 166 307 eleitores.