Mau tempo: Depressão Irene atinge região com ventos até 95km/h

Para além do aviso amarelo que já vigorava para as chuvas intensas, há agora um novo aviso amarelo devido aos ventos fortes que se vão fazer sentir, não só na Beira Interior, mas em todo o continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes são efeitos da depressão Irene, que vai condicionar o estado do tempo com chuvas e ventos fortes.
Na região, o aviso vigora entre as 18:00 de amanhã, dia 16, e as 18:00 de dia 17, devido a chuva, trovoada e rajadas de vento de 75km/h, que podem ir até aos 95km/h nas terras altas.


O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos “pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações”.

De acordo com a mesma fonte, as medidas passam por “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; adotar uma condução defensiva, tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e não atravessar zonas inundadas”.