Duas irmãs morreram por alegada inalação de monóxido de carbono no Sabugal

Duas mulheres, na casa dos 60 anos, morreram ao final da tarde de ontem, dia 14, na aldeia do Soito, concelho do Sabugal, podendo a sua morte estar relacionada com a inalação de monóxido de carbono, proveniente de uma lareira.

O alerta chegou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Soito às 19:36 horas. Foram os familiares das vítimas que alertaram para a ocorrência, dando conta que as duas mulheres estavam “inconscientes”.


De acordo com o comandante Nuno Mendonça, em declarações ao Jornal de Notícias, quando os bombeiros chegaram ao local, as duas mulheres “já se encontravam em paragem cardiorrespiratória”.

Além de nove operacionais da corporação do Soito, apoiados por três viaturas, no local, estiveram ainda as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM da Guarda e da Covilhã, mas já nada puderam fazer para reverter a situação.

Uma das irmãs, devido a alguns problemas de saúde, vivia com a irmã e o cunhado desde a morte dos pais.

A Polícia Judiciária da Guarda também esteve no local.

Os corpos foram transportados ao Gabinete Médico Legal da Unidade Local de Saúde da Guarda, para serem autopsiados e seguirem os trâmites protocolados neste tipo de ocorrência, de modo a apurar as causas destas mortes.

Fotografia de arquivo