Banda da Covilhã sem listas candidatas às eleições. Assembleia geral foi suspensa até 2 de março

Não se apresentou qualquer lista para os órgãos sociais da Banda da Covilhã, que ontem à tarde reuniu em assembleia geral.

António Moreira, presidente da Mesa, optou por suspender a assembleia geral e continuar os trabalhos a 2 de março, “para dar tempo para as pessoas pensarem” e surgir uma listas, disse aos associados que encheram o auditório da Banda.

José Eduardo Cavaco, que há vários anos lidera a direção, não se recandidatou ao cargo, frisando que há três mandatos mostra vontade de se retirar, e só não o fez porque havia objetivos que se propôs. As obras da sede e gravar um CD, algo que agora está cumprido.

“Eu estive algum tempo em reflexão e há três mandatos anteriores eu tinha dito que queria terminar. Quando inicie o projeto Banda da Covilhã e propus-me alguns objetivos e praticamente ficaram concluídos há seis anos, em virtude da pandemia e de faltarem alguns projetos, nomeadamente o CD, ainda apresentei listas. Agora estão concluídos, achei que devia fazer uma pausa, tenho a minha vida profissional e também preciso de descansar um pouco”, disse, sublinhando que “é preciso haver rotatividade, novas ideias e novos projetos”.

Uma decisão “que não é irreversível”, assume, mostrando-se, no entanto, convicto que a associação reúne todas as condições para que outros apareçam.

“Eu credito que vão aparecer pessoas, a casa está organizada, a banda está a funcionar bem, tem uma academia, tem alunos, tem instrumentos, tem quatro projetos aprovados, e por isso reúne todas as condições para que possa surgir uma lista”, disse, frisando que este é um projeto que “não pode entrar em vazio diretivo”.

Eduardo Cavaco sublinha que há pessoas a trabalhar nesta matéria acreditando que se chegará “a bom porto”.

António Moreira não escondeu a tristeza por não ter listas candidatas aos órgãos sociais, mostrando, ainda assim, esperança de que este impasse seja ultrapassado.

Considerando a Banda “um baluarte da cidade”, tem convicção que esta “não ficará sem direção”.

Garante que durante este mês irá tentar fazer uma equipa “à altura dos pergaminhos” da instituição, reforçando que tentará demover José Eduardo Cavaco para que constitua uma lista e “dê continuidade ao trabalho maravilhoso que tem desenvolvido”.

Na assembleia geral foram aprovadas, pro unanimidade, as contas de 2023, com um saldo positivo no exercício de cerca de 3.485 euros.

A Assembleia Geral, para realizar eleições, vai continuar a 2 março, a partir das 21:00.