Fundão Cidade de Aprendizagem da UNESCO é “reconhecimento do compromisso com a educação”

A cidade do Fundão foi reconhecida como Cidade de Aprendizagem da UNESCO, e Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, reage em nota de imprensa, mostrando satisfação e afirmando que é “um claro reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver e do forte compromisso que temos com a educação e com a aprendizagem ao longo da vida”.

No documento o autarca vinca que “a aprendizagem ao longo da vida é essencial, não só para o desenvolvimento sustentável, mas também para reforçar a coesão social e permitir que nos adaptemos da melhor forma a um mundo e a uma realidade que se transformam a uma velocidade vertiginosa”.


Realça que o Fundão tem “um projeto dinâmico e diversificado, que alia a tradição e a inovação, naquilo que se pode dizer que é um diálogo entre gerações, algo que também está na génese da nossa Rede de Casas e Lugares do Sentir, um conjunto de espaços espalhados pelas nossas freguesias e que honram os saberes e as tradições locais, mas conferindo-lhe novas roupagens”, sublinhando que o município tem “procurado implementar uma abordagem multidisciplinar, integrando a educação, a saúde, a responsabilidade social, a igualdade, a cultura e a inovação, e fazendo com que todos sejam respeitados e participem ativamente na vida em comunidade.

“Estabelecer redes e conexões sempre foi uma das nossas prioridades. Num mundo em que os valores da liberdade e da democracia estão permanentemente em jogo, apostar na aprendizagem ao longo da vida é a melhor forma de estimular um pensamento crítico que permita avaliar da melhor forma o mundo que nos rodeia e ajudar a espalhar a solidariedade e a humanidade. Porque estes são também os valores da Rede de Cidades de Aprendizagem da UNESCO, muito nos orgulha integrar este projeto”, conclui a nota.

Recordar que o anúncio das novas 64 cidades que integram a rede, decorreu na quarta-feira, dia 14, e o Fundão é a única cidade portuguesa nesta lista.

O título é um reconhecimento pelos esforços em tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos, sendo referido que “desde 2012, Fundão, na província da Beira Baixa, tem focado em inovação territorial para atração de empresas tecnológicas, fomentando o empreendedorismo e promovendo a regeneração urbana. Além disso, desde 2016, a cidade ajudou mais de 253 requerentes de asilo e refugiados com programas de inclusão”.