“Uma medida justa”: Inter-reformados defende gratuitidade dos transportes públicos na Cova da Beira

A Inter-reformados de Castelo Branco continua na luta pela gratuitidade dos transportes públicos na Cova da Beira, uma medida que considera “justa” para os pensionistas e reformados da região.

A questão foi abordada por Luís Garra, presidente da Inter-reformados, durante uma conferência de imprensa, que teve lugar ontem, dia 15, depois da realização de um plenário de reformados.


De acordo com o dirigente, a Inter-reformados solicitou reuniões com as Câmaras Municipais da Covilhã, Fundão e Belmonte para debater o assunto.

“Por parte da Câmara Municipal da Covilhã, foi transmitido que existe a intenção de proceder à gratuitidade dos transportes públicos no decorrer do atual mandato, ou seja, até ao final de 2025”, adiantou Luís Garra, sublinhando ainda que, segundo o município, “haveria a possibilidade de vir a equacionar reduções faseadas”.

“Não se comprometeram com a redução em 2023, uma vez que esta medida carecia de estudos sobre os impactos económicos, mas disseram que tudo iriam fazer para que esta processo de reduções se iniciasse em 2024”, disse.

Em Belmonte, “o problema não se coloca ao nível dos transportes concelhios, porque a câmara disponibiliza transporte gratuito das aldeias para a sede de concelho”, segundo explicou Luís Garra.

No entanto, de acordo com o dirigente, “está em causa, não apenas a gratuitidade dos transportes concelhios, mas também dos transportes urbanos, interurbanos e transportes ferroviários”.

A associação reuniu, também, com a autarquia fundanense, onde foi explicado que “já existe uma fórmula em que a maioria dos idosos tem direito a transporte gratuito”.

“Se o rendimento per capita das pensões for igual ou inferior ao salário mínimo nacional, todos os reformados têm direito a transporte gratuito”, revelou, frisando ainda que, segundo o Município do Fundão, neste momento, há também o transporte a pedido, “que está em fase experimental”.

Segundo explicou Luís Garra aos jornalistas, esta ação começou no final de 2022, “mas foi no primeiro semestre de 2023 que teve mais impacto, com a recolha de assinaturas e o seu envio para as entidades competentes”.

O presidente da Inter-reformados salientou ainda que esta é uma medida que já está em vigor nas cidades de Castelo Branco e Lisboa.

“A medida que estamos a tomar tem este sentido de justiça para com aquele que é o rendimento médio dos pensionistas e reformados da região. Nós sempre tivemos salários mais baixos do que os salários médios a nível nacional e, portanto, as reformas que estão indexadas ao salário que recebemos também estão a abaixo da média nacional”, frisou.

Em última nota, Luís Garra relembrou ainda que esta é uma das regiões “onde não está a ser aplicado o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART)”.

“Uma medida que exigimos por questões de justiça e equidade”, concluiu.

A conferência de imprensa teve lugar depois de um plenário de reformados, onde foi aprovado o envio de uma carta reivindicativa aos “partidos democráticos a concorrer às eleições legislativas de 10 de março pelo círculo eleitoral de Castelo Branco”.