Protesto em Caria para reivindicar obras em estradas e condutas de água. “Obras prestes a iniciar” responde CMB

Em comunicado publicado na sua página oficial a Junta de Freguesia de Caria, no concelho de Belmonte, convoca uma marcha lenta, entre a estrada de Malpique e a estrada das Ferrarias, para o próximo sábado, como forma de protesto face ao mau estado das vias e da conduta de abastecimento de água potável a Malpique que origina constantes cortes.

No comunicado é detalhado que já foi pedida uma reunião com a Câmara Municipal de Belmonte, sublinhando que não houve resposta. “Não querem dar justificações ao povo”, está descrito.


Em comunicado enviado à nossa redação a Câmara Municipal de Belmonte esclarece que as obras nas referidas estradas “estão em condições de se iniciar neste momento”.

Sobre a estrada das Ferrarias está descrito que foi aberto concurso a 19 de janeiro e a empreitada foi adjudicada à firma Biosfera, Lda., pelo valor de cerca de 50 mil euros, “estando a obra em condições de se iniciar neste momento”.

Sobre a conduta de água de Malpique, refere que “foi aberto concurso a 20 de novembro de 2023. A empreitada foi adjudicada à firma Mateus e Pinto, pelo valor de cerca de 73 mil euros, estando a obra em condições de se iniciar neste momento”.

Uma obra que tem implicação na requalificação da estrada, vinca o Município, esclarecendo que a “obra se encontrava adjudicada desde 2021”, mas, face à necessidade de “proceder à urgente substituição da conduta de abastecimento de água naquele troço”, irá suspender o contrato anterior e abrir, de imediato, “procedimento de contratação pública, para substituição da conduta de abastecimento de água e repavimentação do troço de estrada, cujo valor está estimado em cerca de 120 mil euros”.

No comunicado a autarquia sublinha que “compreende alguma da ansiedade que tais situações provocam nas populações, mas o Município está obrigado a agir de acordo com o regime jurídico da contração pública, que estabelece prazos e uma série de tramitações, que a maior parte das populações e autarcas com pouca experiência desconhecem”