A Rádio Caria está “em total falência técnica”, com ordenados em atraso e dívidas à Segurança Social, Finanças e fornecedores. A informação foi avançada esta manhã por um dos profissionais de comunicação da estação durante a sessão da Assembleia Municipal de Belmonte.
De acordo com Sérgio Gomes, neste momento, 30 mil euros “não deverá chegar” para pagar todas as dívidas.
A estação local “não reúne em Assembleia Geral desde 2019” e os dois funcionários pediram, já há quatro anos, uma reunião de trabalho com o presidente da direção, algo que “nunca veio a acontecer”.
O presidente da direção, Luís Almeida, é também líder da bancada socialista na Assembleia Municipal de Belmonte.
De acordo com Sérgio Gomes, é a Junta de Freguesia de Caria que “cede instalações, eletricidade e limpa os espaços”.
“Mais não ajuda porque, por vezes, a porta que a autarquia local abre, o nosso presidente fecha recorrentemente. A Junta de Freguesia já pediu, pelo menos, cinco reuniões. São cinco reuniões em que o nosso presidente não está”, vincou.
Em julho de 2023, segundo avançou o profissional de comunicação, a Junta de Freguesia de Caria “disponibilizou 4400 euros para pagar ordenados em atraso e o subsídio de férias”.
Nesta altura, os funcionários tinham quatro meses de ordenado em atraso, algo que veio a acontecer, novamente, em novembro, mês que apenas foi pago no início de janeiro. O mês de dezembro foi pago pela metade também em janeiro.
“Foram os últimos 500 euros que recebi do meu patrão até hoje. Neste momento, a nossa entidade patronal deve-nos, a mim e ao meu colega, 5000 euros. Dois meses e meio de salário a cada um”, explicou.
Durante a sua intervenção, Sérgio Gomes revelou que, em julho, também pediram ajuda à Câmara Municipal de Belmonte, numa altura em que a estação “já não tinha licença de emissão”. A autarquia disponibilizou 5500 euros.
“Já não conseguíamos gravar, produzir, colocar notícias no ar e emitir músicas novas. Tudo isso tem custos”.
Em última nota, o representante dos trabalhadores da Rádio Caria salientou que, caso o problema não se resolva, a emissão pode deixar de ir para o ar brevemente.