Requalificação da ligação Verdelhos-Sarnadas com dotação orçamental de 1ME

A requalificação da ligação entre Verdelhos e Sarnadas, incluída no Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PRPNSE), tem uma dotação orçamental de um milhão de euros, revelou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

A questão foi levantada por João Flores Casteleiro, deputado eleito pelo PS, na última sessão da Assembleia Municipal da Covilhã.


Segundo explicou Vítor Pereira, até há poucas semanas, o investimento previsto era de um milhão de euros, sublinhando que não sabe “se a versão final contém esta mesma verba”.

“Já tínhamos projetado esta estrada, de uma forma um pouco mais modesta, mas era uma promessa”, frisou.

Na sua intervenção, João Flores Casteleiro salientou que a ligação entre Verdelhos e Sarnadas “constitui para esta freguesia uma esperança no futuro, passando a poder usufruir do fluxo turístico da Serra da Estrela”. O deputado socialista deixou, no entanto, um desafio à autarquia para “ir mais longe nesta ligação de Verdelhos ao maciço central da Serra da Estrela”.

“O prolongamento das Sarnadas até aos Piornos é igualmente fulcral na perspetiva de tornar Verdelhos uma aldeia de cariz turístico, e esta talvez seja uma oportunidade única para a sua concretização. Manteigas já mostrou interesse em investir neste estradão junto aos Poios Brancos, tendo, inclusive, realizado intervenções para o seu melhoramento no ano passado, com o objetivo de criar uma alternativa à nacional que percorre o Vale Glaciar do Zêzere”, explicou.

Para João Flores Casteleiro, “com o asfaltamento desta estrada, o Poço do Inferno ganha também potencial turístico, com melhores acessibilidades, deixando de ser um desvio na ligação Piornos-Manteigas para se tornar ponto de passagem”.

“Para Verdelhos, as vantagens são, desde logo, evidentes se pensarmos nos efeitos positivos que uma ligação tão direta e rápida aos Piornos e à Torre pode trazer para a freguesia”, disse.

A conclusão da estrada entre Unhais da Serra e a Nave de Santo António “é uma questão de honra”, garantiu Vítor Pereira, salientando que o objetivo é “desencravar definitivamente a ligação entre Unhais e o maciço central da Serra da Estrela”.

A ligação entre Cortes do Meio ao Alto ao Alto das Pissarrinhas “é, também, uma necessidade”.

“A estrada de Unhais é uma alternativa, mas com esta ficamos com um sistema integrado. Se houver um problema numa, a outra está livre e serve de alternativa, portanto, ambas são úteis”, explicou o autarca.

João Flores Casteleiro concluiu, relembrando a “importância destes investimentos para o futuro de Unhais da Serra e de Cortes do Meio”.

A Assembleia Municipal da Covilhã teve lugar na passada segunda-feira, dia 19.

Fotografia de arquivo