ADC promove consumo da água da rede no Dia Mundial da Água

Incentivar o consumo da água da rede e o uso de cantil, em detrimento da garrafa plástica, promovendo a sustentabilidade, são metas que a ADC, Águas da Covilhã, pretende atingir com ações como a que ontem, dia 22, promoveu no Jardim do Lago, para assinalar o Dia Mundial da Água.

Na iniciativa, para além de outras ofertas, a empresa promoveu a troca de garrafas plásticas por cantis, “um simbolismo” para chamar a atenção para o gesto simples de abrir a torneira e transportar água para o dia, “uma água de qualidade certificada como é o caso da nossa” sublinha João Marques, administrador da ADC.


A escolha do Jardim do Lago foi uma forma de se aproximar do público jovem, disse ainda o responsável, vincando que é objetivo levar estas ações junto das escolas do concelho e das associações desportivas, para mostrar que “se pode abandonar o uso do plástico, que de imediato se deita fora, para se usar um simples cantil, que pode ser reutilizado, evitando resíduos”.  

Em tempos difíceis devido à escassez de água, João Marques sublinha que na região não se faz notar essas dificuldades, mas é importante que se adotem medidas que promovam a sustentabilidade, apelando a comportamentos responsáveis.

“A água é daqueles bens que só valorizamos quando não temos”, sublinha. Aponta que é um bem que “tem de ser preservado por todos nós. Temos a felicidade de estar numa zona em que não é escasso, mas a nível mundial é cada vez mais escasso. É de todo importante transmitir o seu valor, e, estes eventos, são importantes para alertar para a utilização responsável da água”, detalhou.

Frisa que a ADC já em muitas situações não utiliza água controlada, sem qualidade para consumo humano, como por exemplo para regar jardins, destacando que numa situação limite “haverá planos de contingência e utilizar-se essa água, mas na Covilhã não se perspetiva essa situação”.

Como último alerta frisa que é “preciso, em cada momento, promover o uso correto da água”.