Arte, cultura e a natureza preencheram a 4ª edição do Festival Primavera na Serra da Malcata

O Festival Primavera na Serra da Malcata, organizado em conjunto pelos Municípios de Penamacor e do Sabugal, arrancou nos primeiros dias de Primavera, com um programa repleto de atividades envolvendo as comunidades de Meimão, no concelho de Penamacor, e aldeia de Malcata, no concelho do Sabugal.

Os primeiros dias foram marcados por duas ações de âmbito de educação ambiental que envolveram as comunidades escolares de ambos os concelhos.


No dia 21, nos viveiros do ICNF ocorreram atividades de educação ambiental, direcionadas aos alunos do agrupamento de escolas do Sabugal e da escola de Cerdeira do Côa.

No dia 22, em Penamacor, orientada para os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, ocorreu uma ação com lições sobre aranhas, ministrada pelo aracnólogo Rui Carvalho, que desvendou alguns mitos em relação aos aracnídeos junto dos alunos.

No sábado, pela manhã, decorreu uma sessão de birdwatching promovido pelo CERVAS (Centro Ecológico, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), sediado em Seia, com um périplo em torno da orla da Reserva Natural da Serra da Malcata.

No período da tarde, as atividades foram efetuadas na aldeia de Malcata, com visita a um moinho hidráulico, com uma breve amostra do processo de moagem, com a visita ao Centro de Interpretação do Lince Ibérico, e convívio na Praça do Rossio, com animação de rua e jogos tradicionais.

O dia contou também com a presença dos Urban Sketchers que foram registando os vários momentos em desenhos e olho artístico.

No domingo, as atenções centraram-se no Meimão. Durante a manhã decorreu uma caminhada que ligou a aldeia de Malcata ao Meimão, num percurso com cerca de 6 quilómetros, que contou com dezenas de participantes, e um batismo de Stand Up Paddle, na barragem da Albufeira da Ribeira da Meimoa. A manhã culminou no largo de festas do Meimão com um almoço-convívio entre os participantes.