Comissão diretiva do Centro 2030 formaliza 900 milhões de euros com as 8 CIMs da região

A Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro (Centro2030) aprovou as estratégias de desenvolvimento territorial das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da região Centro.

Em nota de imprensa revela que estas estratégias serão implementadas com 900 milhões de euros de fundos europeus, representando 42% da dotação total do Programa Centro 2030.


O Acordo de Parceria do Portugal 2030 consagra a importância dos instrumentos territoriais como ferramenta central de promoção do desenvolvimento e da coesão territorial, com especial enfoque nos Investimentos Territoriais Integrados (ITI). Estes Instrumentos Territoriais são desenhados sob o enquadramento estratégico regional, concebido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e o nível sub-regional, concebido pelas Comunidades Intermunicipais, garantindo assim a sua coordenação, integração e coerência.

O apoio a programas de sucesso educativo, o reforço da capacidade da Proteção Civil, a necessidade de maior eficiência na gestão dos recursos hídricos, a promoção da inclusão social e a diversidade, a qualificação e valorização do espaço urbano, a melhoria da mobilidade urbana sustentável e a qualificação territorial são algumas das áreas estratégicas dos Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que serão celebrados entre a Autoridade de Gestão do Centro 2030 e as oito CIM da região Centro.

Para isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I.P (CCDR Centro), «estes contratos são de grande importância para a promoção do desenvolvimento e coesão do território, numa perspetiva integrada e mais próxima dos cidadãos. O valor a contratualizar com as CIM tem um grande peso na dotação total do Programa Centro2030. Esta aposta significa que existe uma boa relação entre o nível regional e o nível sub-regional, que a governação multinível é um facto na região Centro”.

Segundo a agenda revelada os acordos serão celebrados hoje, dia 11, com a Região de Leiria, dia 14 com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, dia 18 com a Comunidade Intermunicipal, dia 19 com a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, dia 21 com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, dia 27 com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão – Lafões, dia 28 com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e dia 1 de abril com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.