UBI: Vamos Falar sobre o Elefante (ChatGPT) na Sala?

“Há dias de manhã, que a inteligência artificial à tarde, não sabe responder à noite”. É este o mote para a sessão que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) promove no dia 13 de março (quarta-feira), pelas 11h15, tendo por base a Inteligência Artificial (IA).

“Atendendo à importância, benefícios, desvantagens e desafios da IA e da ferramenta ChatGPT no meio académico, às fronteiras e limites da sua utilização e à transformação que provocará em praticamente todos os aspetos da vida e da economia, entendeu a FCSH-UBI trazer à discussão o «elefante (ChatGPT) na sala», revela a UBI.


O objetivo é “desmistificar o assunto e promover o debate”, com um evento que terá como intervenientes Helena Alves (Vice-Reitora para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade da UBI), Pedro Inácio (Pró-Reitor para a Universidade Digital da UBI) e Amélia Nunes (Presidente da Comissão de Ética da UBI) que, num ambiente descontraído, darão o seu contributo para a discussão, através da moderação de Arminda do Paço, presidente da FCSH-UBI.

O evento é de entrada livre, mas sujeito à lotação da Sala 7.27 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI.

Foto: imagem criada pela Midjourney, uma ferramenta de IA que cria imagens a partir de descrições de texto.