CooLabora: “Revolução é substantivo feminino” assinala Dia da Mulher

“Revolução é Substantivo Feminino” é a iniciativa realizada pela Coolabora para celebrar o Dia Internacional das Mulheres.

O evento, organizado por jovens ativistas da associação, visa promover um debate plural sobre a igualdade de género, contemplando as lutas históricas e os novos desafios que se colocam nesta agenda, revela a nota de imprensa.


A primeira iniciativa do dia é inauguração da exposição de cartezes de 21 mulheres feministas, na Escola Secundária Campos Melo, “representando os países de origem de todos os alunos e alunas desta escola e enaltecendo a diversidade cultural e o seu valor na sociedade contemporânea”, detalha a organização.

Às 17h00, na sede da CooLabora, abre a exposição coletiva de arte feminista intitulada “Mulheres na Beira (da Revolução)”. A exposição, com curadoria da artista têxtil e designer Luísa Leão, visa destacar a produção artística das mulheres, abordando a temática da democracia e liberdade. Conta com a participação de 15 artistas de vários países que expõem trabalhos originais e apresentam performances.

Às 18:00 têm início as conversas em roda. Um espaço de discussão e reflexão sobre os diversos desafios enfrentados pelas mulheres desde o tempo da ditadura até ao presente.

Conta com a participação de Elisa Calado Pinheiro com o tema “A Covilhã Operária e a luta feminina”; Antonieta Garcia apresenta “As Mulheres nas Revoluções: o movimento sufragista em Portugal, o 25 de Abril e outras lutas”; Liliana Reis abordará os “Novos desafios políticos para mulheres: além do 25 de Abril”; Leonor Narciso o tema “Cultura: uma força revolucionária no feminino”; Catarina Taborda “A mulher na política, o feminismo interseccional e o Movimento LGBTQIA+”; Verónica González  “Um novo Abril para mulheres que imigram” e Graça Rojão “Ecofeminismo e os novos desafios”.

A partir das 17:00, na sede da CooLabora, as ações são abertas ao público.