Covilhã: Formação em Suporte Básico de Vida chega a 300 alunos das escolas secundárias  

Cerca de 300 alunos das escolas secundárias Quinta das Palmeiras, Campos Melo e Frei Heitor Pinto, na Covilhã, vão ter formação em Suporte Básico de Vida.

A primeira das três ações de formação decorreu esta manhã, na escola Quinta das Palmeiras e envolveu cerca de 120 alunos.


Uma ação que tem por objetivo último “salvar vidas”, sublinha o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Luís Marques, vincando que se pretende dar formação a estes jovens para que “saibam como agir”, mas também que passem a mensagem em casa e no seu círculo de amigos, para “criar uma onda que faça com toda a gente tenha estes conhecimentos”.

Luís Marques dá conta que estas não são ações isoladas, detalhando que, neste âmbito, o Município já instalou desfibrilhadores em locais públicos, que estão à disposição da população e que durante a pausa letiva de Natal deu formação em Suporte Básico de Vida aos assistentes operacionais das escolas do concelho, o que envolveu cerca de 120 pessoas.

Realça que a sequência de ‘mass trainning’ sobre esta matéria que decorre neste Mês da Proteção Civil incide nas escolas secundárias, “mas é objetivo, depois, alargar a ação a todas as escolas do concelho”.

Luís Marques vinca que estas manobras são “gestos simples, que todos podem aprender”. Realça que em caso de paragem cardiorrespiratória, aplica-las até que o socorro chegue “faz a diferença, aumentando, e muito, a probabilidade de sobrevivência de uma vítima”.

Recordando o mote “a proteção civil somos todos nós”, realça que quanto mais formação e literacia tiver a população, melhor capacidade de autoajuda haverá.

“A proteção civil não são só os bombeiros, a polícia, a GNR, somos todos e se tivermos um cidadão cada vez mais informado, sobre os comportamentos a ter, sobre a forma como deve contactar os agentes, muitas vezes até como deve ligar para o 112 e quais as informações importantes, esse cidadão passa a ajudar toda a gente e passamos a ter uma sociedade mais organizada e com mais capacidade de autoajuda, porque muitas vezes os agentes de proteção civil não chegam para tudo”, disse.

João Paulo Mineiro, diretor da Escola Quinta das Palmeiras, realça a importância desta formação, frisando que “vem dotar os alunos de melhores competências”, “aumentando as capacidades e a forma de reagir dos alunos, o que pode salvar vidas”.

O diretor sublinha que medidas desta natureza “são sempre uma prioridade”, porque “reforçam a segurança no recinto escolar” e que “formam os alunos para serem melhores cidadãos”.

A próxima ‘Mass Training’ Suporte Básico de Vida, no âmbito do Mês da Proteção Civil que decorre na Covilhã, está agendada para dia 13, às 10:00 na Escola Frei Heitor Pinto e a terceira e última para dia 20, às 10:30, na Escola Campos Melo.