Manteigas precisa de 500 mil euros para intervir nas passagens de água sob as estradas em Sameiro

Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, avança que a estimativa para intervenção nas passagens hidráulicas no vale de Sameiro, que ficaram danificadas com as enxurradas no pós incêndio, ascende a meio milhão de euros, uma soma que não é comportável para as finanças do município, frisa o autarca.

“Estão identificadas as passagens hidráulicas no Vale de Sameiro e já dei nota que a estimativa para intervir é um absurdo, é meio milhão de euros, e nós não temos, não temos como”, disse.


O autarca falava durante a reunião publica da Câmara Municipal de Manteigas e destacou que é precisa a ajuda do Governo para esta matéria, salientado que só depois das eleições será possível reunir sobre o assunto.

Frisa que é intenção reunir com o Ministério do Ambiente para perceber se é possível alargar os contratos programa assinados para intervenção de emergência e reabilitação de passagens de água sob a estrada, as denominadas passagens hidráulicas.

No caso de Sameiro aponta que os casos “estão identificados”, mas a verba necessária obrigou a intervir nas três “mais urgentes”.

Explica que uma delas já está executada em 65%, que a de Vale de Amoreira entrará em obras logo que a barroca deixe de ter água, e que a do cimo de Vale de Amoreira, ficou com o concurso deserto, esperando em breve abrir novo concurso público para o efeito.

Sobre a reposição da estrada de Vale de Amoreira, “não há ainda um levantamento dos prejuízos e do que haverá para intervir”, uma vez que foi dada a prioridade às passagens hidráulicas e só depois a estrada, explicou Flávio Massano.

Foto meramente ilustrativa