GER Campos Melo: Aos 83 anos mantém vivas as raízes. Grupo quer voltar ao teatro

O Grupo Educação e Recreio Campos Melo celebra hoje 83 anos. Uma coletividade “estável” a nível financeiro, que pretende manter as portas abertas aos sócios, para quem trabalha no dia-a-dia. Voltar a ter um grupo cénico é um objetivo a curto prazo, diz o seu presidente.

Hugo Cesário, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, afirma que ter um grupo de teatro no clube é o seu grande objetivo, e que, em 2024 isso acontecerá, “nem que seja com uma pequena peça”.


“Tenho muitas saudades de ter ali teatro. Eu fiz formação de ator em Lisboa e comecei ali, no GER Campos Melo, e gostava de reativar o teatro, era um orgulho enorme conseguir. É o nosso objetivo este ano, nem que seja uma peça pequenina, faz falta ali o teatro”, diz.

Avança que esta não é das fases mais fáceis, uma vez que os apoios são cada vez menores, mas, ainda assim, “consegue-se fazer eventos para os sócios” e “isso é o mais importante, continuar a ter sucesso nos eventos que se realizamos”, sublinha.

A coletividade está de portas abertas diariamente, explora diretamente o bar, graças à boa vontade de um amigo e sócio antigo, sublinha o dirigente.

O GER Campos Melo foi a primeira coletividade a vencer as Marchas Populares Cidade da Covilhã e, por isso, a sua história cruza-se com a da atividade em que o grupo pretende continuar a participar.

O clube surgiu como escola, em 1941, e esta esteve aberta até 2001. Tem como pilares na sua fundação a educação e o recreio, algo que na atualidade a direção “procura manter todos os dias”, refere Hugo Cesário.

Para já as atenções estão centradas nas celebrações dos 83 anos.

Hoje, a partir das 21:00, tem lugar a tradicional cerimónia de partir do bolo e porto de honra.

Para manhã, dia 8, está agendada uma noite de Karaoke (22:00) e para sábado, dia 9, uma noite de fados (22:00). Todas as iniciativas decorrem na sede.

Dia 16 realiza-se o torneio quadrangular de futsal, em homenagem a António Cesário e Ilídio Marcelino e no dia seguinte um torneio de sueca para homenagear Honorato Fazenda e João Ferrão.

As celebrações encerram dia 24 com um almoço de confraternização que terá lugar a partir das 13:00.

Foto arquivo