Greve nas Minas da Panasqueira foi desconvocada

A greve nas Minas da Panasqueira, que começou dia 14 e se ia prolongar até 28 de abril, foi desconvocada ontem ao final da tarde, depois de os trabalhadores terem aceitado a proposta da empresa.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira entregou de manhã um terceiro pré-aviso de greve e o administrador da Beralt Tin And Wolfram Portugal ameaçou desencadear na segunda-feira os processos legais necessários para avançar para o lay-off, caso a paralisação não fosse desconvocada até essa data.


Depois da reivindicação inicial de um aumento salarial de 13% e de posteriormente, após negociação com a Beralt, terem anunciado aceitar 8%, o que correspondia a cerca de cem euros, os trabalhadores acabaram por aceitar a proposta da empresa, um acréscimo nos salários de 6% mais um euro diário no subsídio de alimentação.

O dirigente sindical Cláudio Faustino disse à agência Lusa não estar satisfeito com o desfecho, por entender que a empresa “tinha margem para mais” e “tinha condições para satisfazer” reivindicações dos trabalhadores, mas justificou o acordo com “o cansaço de algum pessoal depois de dez dias de greve”.

Cláudio Faustino disse que a Beralt emitiu um comunicado onde recorria “à chantagem”, ao anunciar ter a intenção de recorrer ao lay–off, e que esse receio, aliado ao cansaço dos mineiros, acabou por levar ao entendimento.