“Independente e descentralizado”: Edição 20 do Festival Y celebra a diversidade das artes performativas

O Festival Y – Festival de Artes Performativas, promovido pela Quarta Parede, assinala este ano a 20.ª edição, entre 4 de abril e 19 de junho, com um total de 11 espetáculos, a decorrer na Covilhã, Paul, Belmonte e Castelo Branco.

A diversidade é a palavra de ordem para esta edição, especificou a codiretora do festival, Silvia Pinto Ferreira, durante a conferência de Imprensa de apresentação do evento.


“Quisemos contemplar a diversidade das artes performativas, tanto nos formatos, como nos públicos e nos temas”, realçou, detalhando que os tempos que se vivem também foram “convocados” para o festival, nomeadamente os 50 anos do 25 de abril.

A responsável sublinha que desde o seu início o festival se assume como “independente e descentralizado”, vincando que foi o primeiro na Beira Interior a dedicar-se às artes performativas, sendo “desenhado para os públicos da região”, mas “afirmando-se com progressivo impacto nacional e internacional”, assumindo o seu papel no combate às assimetrias regionais na área artística.

Silvia Pinto Ferreira sublinha que o Festival Y “se tornou uma referência na oferta artística e é símbolo de uma resistência cultural que se foi afirmando a cada edição”.

Para esta, a 20.ª, a Quarta Parede preparou uma programação para apresentar “em salas e ao ar livre, para públicos abrangentes”, com espetáculos de dança, música, teatro, performance e cruzamentos, entre eles dois que resultam de residências artísticas desenvolvidas na edição anterior.

A cantora e compositora Ana Lua Caiano abre a programação, a 4 de abril, no Teatro Municipal da Covilhã, com o seu som “entre o tradicional e a música eletrónica”.

Ainda em abril serão apresentados os dois espetáculos escolhidos entre os que responderam à “chamada de trabalhos” da edição de 2023. Assim, Margarida Monteny & Carminda Soares, apresenta a performance “Simulacro”, no dia 12, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, e Fábio Januário, o espetáculo de dança “Musseque”, no dia 18, no Teatro Municipal da Covilhã.

Durante as datas do festival está aberta a chamada de trabalhos para a seleção de dois criadores emergentes que se apresentarão próxima edição do Y.

O orçamento total do festival ronda os cem mil euros. Pode consultar o programa completo AQUI