Oriental de S. Martinho sem listas candidatas às eleições. Assembleia Geral suspensa até 17 de maio

Não foi apresentada nenhuma lista para os órgãos sociais do CCD Oriental de São Martinho, que reuniu ontem à noite, em Assembleia Geral, na sua sede. Este ponto da ordem de trabalhos foi suspenso por 60 dias, havendo uma nova reunião dia 17 de maio.

Francisco Mota, presidente da direção, já tinha dito várias vezes que não se iria recandidatar a um novo mandato, algo que acabara sempre por acontecer, até ao dia de ontem. O dirigente explicou que nada mudou para não se recandidatar, frisando que “tem tudo a ver com um processo de presidência, que tem um princípio e um fim”.

“Esse fim chegou agora, em 2024, depois de 10 anos como presidente e mais de 25 anos como membro dos órgãos sociais. É um processo natural, que me permite ir em busca de outros projetos e, portanto, encerra-se aqui um período muito bonito da minha vida”, disse.

Em declarações à RCC, Francisco Mota garantiu não temer pelo futuro do Oriental de São Martinho, mostrando-se “convicto de que vai aparecer uma lista que continue o trabalho desenvolvido e que leve a coletividade num caminho de progresso, estabilidade e grande iniciativa para as atividades culturais, recreativas e desportivas que a cidade e o concelho esperam de um clube tão grande”.

Quanto à inexistência de listas candidatas, o dirigente explicou que pode ter a ver com questões sociais.

“As pessoas estão mais afastadas dos cargos de direção. Não querem assumir as responsabilidades, que são muitas. É isso que afasta as pessoas, mas os sócios têm de perceber que têm direitos, da mesma forma que também têm deveres, portanto, têm de se preocupar com a sua associação deste lado, que é um lado muito importante”, frisou.

Em última nota, Francisco Mota garantiu que não se vai recandidatar a um novo mandato.

Na reunião da Assembleia Geral foram ainda aprovados, por unanimidade, os relatórios de atividades e contas do ano passado, com um resultado líquido negativo de 708 euros.

De acordo com o ainda presidente da direção, “apesar de ser um valor negativo, é irrisório, o que revela que o clube teve uma grande dinâmica, com muitas atividades”.

“Um resultado que se torna insignificante depois de tudo o que o Oriental apresentou”, concluiu.