Manteigas: Empresários Isabel Costa e João Tomás vencem Prémio Carreira 2024

Os empresários Isabel Costa e João Tomás, proprietários da Casa das Penhas Douradas, da Casa de São Lourenço e da TrendBurel – Burel Factory, em Manteigas, são os vencedores do Prémio Carreira 2024, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, segundo avança o jornal Expresso.

De acordo com o júri do prémio carreira, “reconhecem-se e distinguem-se, desta forma, duas pessoas que, em conjunto, têm demonstrado um empreendedorismo extraordinário, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Interior do país, nomeadamente, da região da Serra da Estrela, conjugando hotelaria e cultura, com a vertente industrial e criativa da lã, revitalizando o burel, como marca distintiva e identitária, e valorizando económica e socialmente o território onde exercem a sua atividade”.


Como revela o jornal Expresso, o Júri do Prémio Carreira 2024 assinala o desafio de “recuperação de um antigo sanatório do início do século XX, nas Penhas Douradas, para o desenvolvimento de um projeto de turismo de natureza e montanhismo ativo, baseado num pequeno hotel de charme, que abre em 2006, com nove quartos. Em 2010, a Casa das Penhas Douradas expande-se e totaliza atualmente 17 quartos. Em paralelo, e tendo em conta a crise do têxtil e o consequente desemprego na região, Isabel Costa e João Tomás promovem a identificação e utilização de produtos endógenos destacando-se o projeto alimentar PDF – Penhas Douradas Food, entretanto vendido, e o projeto têxtil Burel Factory, para desenvolver economicamente a vila de Manteigas”.

Após a aquisição da falida Fábrica Lanifícios Império, em 2011, os dois empresários apostam na “Re(I)novação” dos lanifícios, “bem como na manutenção dos postos de trabalho e do conhecimento têxtil da comunidade, que conduzem ao desenvolvimento de novos produtos e soluções, por forma a manter património local (industrial, conhecimento e imaterial). Resolvem pegar no burel, a lã grosseira proveniente das ovelhas bordaleiras e churras, duas raças autóctones, e começam a trabalhar na sua utilização para arquitetura e interiores. É este trabalho que faz nascer a Burel Factory, como hoje é conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente, contando com quatro lojas, em Manteigas, Lisboa e Porto.

Após a aquisição e recuperação da antiga Pousada de São Lourenço, em 2018, Isabel Costa e João Tomás inauguram o segundo hotel, a Casa de São Lourenço, um design hotel de cinco estrelas, com vista panorâmica sobre Vale Glaciário do Zêzere, em Manteigas. Em agosto de 2021, os empresários adquirem a massa falida da Fábrica Alçada e Pereira, na Covilhã, que renasce, depois, como A Transformadora – Fábrica do Pisão Novo.

Já com 160 colaboradores, o casal de empreendedores volta a apostar na vertente turística. Através do Programa REVIVE, está a recuperar a Casa Jones, perto da Casa das Penhas Douradas, onde irá nascer um “chalet de charme”, vocacionado para o turismo científico e de interpretação ambiental na Serra da Estrela, com a colaboração do Geopark Estrela.

O Júri do Prémio Carreira do Guia Boa Cama Boa Mesa é presidido por Francisco Pinto Balsemão e composto por Cristina Siza Vieira, Luís Araújo, Fortunato da Câmara e Paulo Brilhante.