UBI em projeto para aplicação da inteligência artificial na avaliação de resíduos

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a participar num projeto europeu, designado GRESINT, centrado na Inteligência Artificial aplicada aos resíduos, com foco na sustentabilidade. Liderado pela Sogama – Sociedade Galega do Medio Ambiente, empresa pública da Galiza, tem como parceiros o CITIC – Centro de Investigação em Tecnologias da Informação e Comunicação (CITIC) da Universidade de A Corunha, e, de Portugal, a LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto e a UBI.

O objetivo deste projeto é melhorar a classificação de embalagens através de tecnologias inteligentes que serão testadas em três pilotos nas instalações de classificação de embalagens da Sogama e LIPOR, visando contribuir para alcançar os objetivos europeus de reciclagem ao introduzir materiais recuperados de alta qualidade no ciclo produtivo que substituirão os produtos virgens.


O lançamento do GRESINT decorreu a 14 março, na sede da Agência Galega de Inovação (GAIN), em Santiago de Compostela.

Selecionado no âmbito da terceira convocação do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP 2021-2027), o projeto GRESINT, com um prazo de execução até 2026 tem um orçamento de cerca de 800.000 euros. Prevê uma série de atividades, como a elaboração de uma Agenda de Digitalização do processo de gestão de resíduos, um catálogo de tecnologias inteligentes existentes no mercado que possam ser relevantes para a melhoria dos processos industriais e um roteiro para a implementação das tecnologias-chave identificadas.