UBI lança livro digital inspirado em trabalhos de alunos das escolas do concelho e da região

A Universidade da Beira Interior (UBI) encerra as atividades de celebração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2024 com o lançamento do e-book “Cientistas em Letras, Linhas e Cores”, um registo “expressivo e impactante” dos trabalhos dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos que participaram no concurso “Como eu ‘vejo’ as pessoas cientistas?”.

De acordo com a autarquia fundanense, as escolas da região foram desafiadas a participar nesta atividade, organizada pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, e que reuniu o  significativo número de 389 contribuições, entre desenhos e trabalhos escritos. Envolvendo 464 alunos de diferentes níveis de escolaridade, num total de 37 turmas, provenientes de 13 escolas da Covilhã e concelhos vizinhos, o concurso “refletiu a diversidade, o talento e as diferentes perceções dos participantes”.


O e-book tem prefácio da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, Sílvia Socorro, que destaca “a importância da celebração deste dia para valorizar e reconhecer o papel fundamental das mulheres e raparigas na ciência e tecnologia e para promover o seu acesso e participação nestas áreas, de forma plena e igualitária”.

“A comunicação de ciência e este tipo de atividades são instrumentos poderosíssimos também para promoção da inclusão e da diversidade”, frisou.

Entre os colaboradores no e-book está Mariana R. P. Alves, cofundadora e codiretora do projeto “Cartas com Ciência”, uma associação sem fins lucrativos que trabalha com comunidades de baixos rendimentos em países de língua portuguesa, de forma “a combater as desigualdades sociais através da ciência”, e que apresenta um ensaio inspirador intitulado “O que podem letras, linhas e cores?”, transmitindo “uma mensagem de esperança e inclusão através da ciência”.

O júri do concurso, composto por Sara Velez (presidente do Departamento de Artes da UBI), Joana Casteleiro (professora Auxiliar do Departamento de Artes da UBI) e Madalena Sena (colaboradora do Gabinete de Marketing, Imagem e Comunicação da UBI), também participou ativamente, “oferecendo as suas contribuições inspiradas na temática”.

Além do e-book, o programa “Mulheres Cientistas à Conversa”, que já soma cerca de 650 reproduções, continua disponível em vídeo no YouTube e em formato podcast no Spotify e Apple Podcasts, “ampliando o alcance e impacto da iniciativa levada a cabo pela UBI” no âmbito do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, que se celebra a 11 de fevereiro e representa “um marco significativo no reconhecimento do papel fundamental das mulheres na ciência e na tecnologia”, conforme estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015.

Nesta série de entrevistas, as professoras e investigadoras da UBI “partilham as suas experiências pessoais e profissionais, destacando desafios e oferecendo conselhos preciosos às jovens aspirantes a cientistas”, pode ler-se ainda na nota de imprensa.