Câmara da Covilhã aprova apoios ao movimento associativo

Foram hoje publicados e aprovados os resultados definitivos do Regulamento de Apoio ao Associativismo para o ano de 2024. A Câmara da Covilhã recebeu 192 candidaturas, provenientes de 109 associações, revelou Vítor Pereira, presidente da autarquia, no habitual encontro com os jornalistas depois da reunião privada do executivo.

Recordar que o município disponibiliza uma verba global de 360 mil euros, mais 40 mil que no ano passado, distribuída por três linhas de apoio.


O autarca deu conta que na linha de apoio à Atividade Regular, que tem uma dotação de 240 mil euros, foram recebidas 97 candidaturas das coletividades do concelho. À linha de apoio ao Investimento e Aquisição de Equipamentos, dotada com 120 mil euros, foram recebidas 79 candidaturas, das quais 36 foram aprovadas.

À linha de apoio à Atividade Pontual Supraconcelhia foram recebidas 16 candidaturas.

Em sede de audiência prévia, foram apresentadas quatro reclamações, com propostas e sugestões de melhoria, e três associações quiseram analisar o processo de candidatura, sendo que não houve alterações aos resultados preliminares.

Para o presidente do município, estes números refletem a “grande expressão que o associativismo tem no concelho”.

“Somos dos concelhos de Portugal com mais associações per capita e, por isso, regularizámos o sistema de apoio a incentivos, a todas elas, na proporção das dificuldades e atividades, premiando o mérito dessas mesmas associações”, disse.

Vítor Pereira salientou ainda que, das 109 associações, 14 candidataram-se ao regulamento pela primeira vez.

Fotografia de arquivo