25 de Abril: Mulheres operárias dos lanifícios da Serra da Estrela homenageadas em Seia

No âmbito das comemorações dos 50 anos de Abril, o Movimento Estrela Viva, com sede em Seia, promove, no dia 20 de abril, uma homenagem às operárias dos lanifícios da Serra da Estrela.

“Vamos homenagear as mulheres operárias dos lanifícios da Serra da Estrela e assim celebrar Abril, o ‘nosso’ Abril, um Abril serrano contado no feminino, porque a liberdade também passou por aqui”, pode ler-se na publicação do Movimento Estrela Viva, na sua página oficial.


A homenagem, intitulada “Que Força É Essa?”, decorre no Conservatório de Música de Seia, dia 20, a partir das 17:00.

De acordo com a organização, o evento terá vários momentos distintos como a projeção da curta-metragem documental “TRAMA”, de Luísa Neves Soares, e uma conversa sobre “O lado feminino dos lanifícios – histórias de resiliência e de resistência”, moderada pela jornalista Sandra Rodrigues, com a participação de antigas operárias e sindicalistas dos lanifícios e de novas empreendedoras do setor.

Haverá ainda um momento musical para recordar “as cantigas da ‘nossa fábrica’”, pelo Grupo de ex-operárias Vodratex: Geração em Ação, de São Martinho, do concelho de Seia.

“Queremos desfiar o novelo de histórias que estas mulheres têm para nos contar e que fazem parte da nossa memória coletiva, património imaterial que integra a matriz identitária de toda a nossa região. Queremos cardar e desembaraçar as histórias de luta no feminino para valorizar as conquistas conseguidas nos direitos dos trabalhadores e das mulheres, e salientar o que ainda falta fazer”, sublinha a organização.

Em última nota, o Movimento Estrela Viva vinca que “os direitos conquistados em Abril não podem ser dados por adquiridos”.