Beira Interior: 12 concelhos em risco máximo de incêndio na sexta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 12 concelhos da Beira Interior em risco máximo de incêndio esta sexta-feira, dia 31.

Numa semana em que as temperaturas atingem os 36º na região, estão em risco máximo de incêndio os concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte, Manteigas, Penamacor, Sabugal, Pampilhosa da Serra, Castelo Branco, Vila de Rei, Fornos de Algodres, Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão.


Na quinta-feira (30) são menos os concelhos em risco máximo de incêndio, passando para risco muito elevado, como é o caso da Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, oleiros, Sertã, Guarda, Almeida, Pinhel, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Gouveia.

Recordar que em dias com risco muito elevado ou máximo de incêndio é proibido fazer queimadas, fogueiras, utilizar equipamentos florestais e circular ou permanecer em áreas florestais públicas ou comunitárias.

Existem, no entanto, exceções no uso de máquinas agrícolas e florestais e respetivas alfaias, podendo ser utilizadas entre o pôr do sol (20:52) e as 11:00.

Para amanhã, dia 28, estão previstos, na Covilhã, 33º de máxima e 13º de mínima, sendo que, a partir do dia seguinte, as temperaturas irão subir até aos 36º de máxima.